Qual é o processo de criação de galinhas caipira
No Brasil, a demanda por carne e ovo de galinha é grande, pois ambos são fonte de proteínas, ferro e vitaminas do complexo B. Além de nutritivos e saborosos, eles são mais baratos, principalmente quando comparados à carne bovina. Sem falar que a criação de galinhas requer baixo investimento, o que garante ao avicultor alta rentabilidade na comercialização dos ovos, da carne ou da ave viva.
Escolha da raça
No mundo, já foram registradas mais de 120 raças de galinhas. Entretanto, as galinhas caipira e de granja merecem destaque. A primeira é criada solta nos piquetes para estimular o seu comportamento natural. Quanto à segunda, ela é criada em galpões em granjas, submetida a maior controle tanto alimentar como sanitário.
A galinha Caipira Comum e a Carijó são criadas para abate e produção de ovos. Já a galinha Gigante Negra de Jersey é amplamente utilizada no cruzamento com a Rhode Island Red (produção de ovos), a Embrapa 041 (abate) e a Embrapa 051 (abate e produção de ovos).
Estrutura ideal
Para criar galinhas, são necessários galpões ou galinheiros com cobertura. Nesse último caso, eles devem ser cercados e equipados com cortinas para proteger as aves das intempéries climáticas. Também devem ser disponibilizados para as galinhas comedouros, bebedouros, ninhos e poleiros. Quanto ao piso da estrutura, ele deve ser coberto com serragem (cama do aviário) para garantir o conforto e bem-estar das aves.
“Uma área ao ar livre e cercada deve ser disponibilizada às aves. Trata-se do piquete, com 3,0 m² por ave (no mínimo), que deve se localizar próximo ao galinheiro. Nesse local, as galinhas ciscam, pastam, tomam sol e se exercitam”, afirma Marcelo Dias da Silva, médico veterinário e professor do Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira.
Manejo sanitário
A limpeza e desinfecção dos equipamentos e das instalações do aviário devem ser uma prática rotineira. No processo, deve ser removida e substituída a cama do aviário, enquanto o piso deve ser lavado com água e sabão neutro, além de passar por desinfecção. Os comedouros e bebedouros devem ser limpos todos os dias. Os restos de alimento devem ser descartados e a água deve ser trocada.
Controle de doenças
Algumas doenças são mais recorrentes em galinhas, como as doenças Bouba Aviária, Gumboro, Doença de Newcastle e Bronquite Infecciosa. Para manter as aves livres dessas enfermidades, elas devem ser vacinadas. Além disso, é essencial um bom programa de controle de ecto e endoparasitas. Sem falar que a cada troca de lotes deve ser realizado o vazio sanitário dos galpões.
Manejo alimentar
Quando recebem uma alimentação nutritiva, as galinhas se desenvolvem com vigor e se tornam mais produtivas. No caso das galinhas caipiras, elas devem pastar nos piquetes para obterem uma alimentação natural, como capim, minhoca e insetos. Fora o milho, que deve lhes ser fornecido duas vezes ao dia. Já as galinhas de granja devem receber rações balanceadas de acordo com a fase de desenvolvimento.
Fonte: Tecnologia no Campo por Andréa Oliveira
Deixe um comentário